Evanescence é o primeiro EP da banda com apenas 100 cópias produzidas.
  • Lançamento: dezembro/1998

  • Gravado em: 1998

  • Duração: 30:42

  • Gravadora: BigWig Enterprises

  • Produtores: Ben Moody e Jason Jones

Curiosidades

Primeiro EP da banda, lançado pela BigWig Enterprises em um concerto no Vino’s, Little Rock, e esgotado na mesma noite. As versões originais raramente aparecem à venda no eBay com um valor bem elevado.

A gravação foi feita de forma doméstica, com os equipamento de Jason Jones, amigo de Ben Moody que co-produziu os dois primeiros EPs da banda. Ben deu o nome de Sound Asleep Studios ao seu estúdio doméstico, que foi sendo incrementado e até hoje é utilizado por ele para demos.

Jason Jones, amigo de longa data de Ben Moody, co-produziu os dois EPs da banda, de 1998 e 1999. Ambos foram gravados com os equipamentos dele. Jason Jones também foi responsável por apresentar Ben Moody e David Hodges!

A faixa Understanding ganhou visibilidade por uma rádio local ter decido tocá-la. À Net Music, Ben disse “ganhamos popularidade na cidade, mesmo com as pessoas não sabendo quem éramos e onde nos encontrar, porque não podíamos pagar músicos para tocar conosco em um show”. A música possui alguns diálogos de dois filmes nas faixas: Terror in the Haunted House e When a Man Loves a Woman. Em 2007, o Evanescence passou a apresentar a música novamente em turnê.

Há conjecturas sobre a composição de So Close, pois apesar dos créditos do encarte fazerem menção a Ben Moody, Will Boyd e Matt Outlaw, a faixa não se encontra registrada oficialmente sob o nome deles. Há rumores de que ela seja originalmente de uma banda também chamada So Close, que deixou de existir na época.

A estátua na capa do EP é uma réplica de um monumento de 1894, chamado Angel of Grief, que William Wetmore Story fez em homenagem à sua mulher Emelyn. A original está em Protestant Cemetery, Roma, no túmulo do casal. A réplica utilizada pelo Evanescence está no Oakland Cemetery, em Little Rock. Uma lista de todas as réplicas podem ser vistas aqui.

Outras bandas utilizaram em suas capas de álbuns a estátua ou suas releituras, entre elas Nightwish, Odes of Ecstasy e The Tea Party.

O nome de Rocky Gray, assim como no CD Origin, aparece errado. Em vez de “Gray”, está escrito “Grey”.

Imagens