Evanescence EP

Faixas

Lançamento: 12.1998 | Status: 100 cópias, fora de produção

01. Where Will You Go?
02. Solitude
03. Imaginary
04. Exodus
05. So Close
06. Understanding
07. The End
OUT. My Immortal (piano e vocal)
OUT. October
OUT. Understanding

Formação e Convidados

● Amy Lee: vocal, piano, teclados e arranjos.
● Ben Moody: guitarra, bateria, teclados, programação eletrônica e arranjos.
● Matt Outlaw: bateria em Solitude e So Close.
● Rocky Gray: bateria em Understanding.
● Stephanie Pierce: backing vocal em Understanding.
● William Boyd: baixo, guitarra e backing vocal em Solitude.

Informação

CD-R lançado pela BigWig Enterprises em um concerto em Vino, Little Rock, e esgotado na mesma noite. As versões originais raramente aparecem à venda no eBay com um valor bem elevado. Há excertos de dois filmes nas faixas: Terror in the Haunted House e When a Man Loves a Woman / Quando um Homem Ama uma Mulher.

Pouco antes do lançamento do Evanescence EP, quatro músicas deixaram de fazer parte deste CD-R: My Immortal (versão piano e vocal), Give unto me (versão do Demos Bootleg 1997/1998), October e Understanding (versão acústica). A última faixa, The End, é instrumental. Há conjecturas sobre a composição de So Close, pois apesar dos créditos do encarte fazerem menção a Ben Moody, Will Boyd e Matt Outlaw, a faixa não se encontra registrada oficialmente sob o nome deles. Há rumores de que ela seja originalmente de uma banda também chamada So Close, cujos integrantes faleceram e o Evanescence decidiu homenageá-los com a versão.

Muito se conjecturou sobre a capa deste CD-R do Evanescence, pois, coincidentemente, no álbum Once da banda Nightwish uma estátua de anjo muito semelhante apareceria anos mais tarde (2004). Em entrevista à resvista Metal Temple, Tarja (ex-Nightwish) falou sobre o caso: "Não era para ser assim, não tem nada a ver com a capa do Evanescence; nós só percebemos isso depois". Esse anjo é um monumento, com o nome de Angel of Grief, que um poeta e escultor, William Wetmore Story, fez em homenagem à sua mulher Emelyn, e está em Protestant Cemetery, Roma. Data do século XIX. Tuomas (Nightwish) colocou a escultura na capa do Once em homenagem a um fã americano. Eles se tornaram amigos mas o fã tinha câncer, passou por uma cirurgia e parece que não resistiu. Foi então que Marco Hietala (Nightwish) junto com Tuomas escreveram a música Higher than Hope, que é a última faixa do Once em homenagem ao fã. O motivo pelo qual o Evanescence usou essa escultura na capa do CD-R é desconhecido, talvez simplesmente pela beleza e poeticidade da obra. Observe que a figura da escultura e a do anjo da capa não são exatamente iguais, o Evanescence se utiliza de uma releitura da obra oficial em seu CD-R, o que não é o caso do CD Once do Nightwish - a estátua é idêntica. Esta estátua já teve várias réplicas e muitas outras bandas já a utilizaram em seus encartes, como Odes of Ecstasy e The Tea Party. Uma parte da estátua também aparece no CD Origin do Evanescence, no verso do encarte.

O nome de Rocky Gray, assim como no CD Origin, aparece errado. Em vez de "Gray", está escrito "Grey".

AnexoTamanho
Créditos Evanescence EP.txt801 bytes