Origin

Origin é um EP lançado em 2000 com apenas 2500 cópias originais.

  • Lançamento: 04/11/2000

  • Gravado em: 1999-2000 (Sound Asleep Studios); 2000 (Ardent Studios)

  • Duração: 46:27

  • Gravadora: Bigwig Enterprises

Curiosidades

“Origin é uma coletânea das nossas melhores gravações caseiras […] Não o considero um álbum”.

O lançamento foi sob o selo da BigWig Enterprises e ocorreu no River Market Pavillion, de Little Rock, com cerca de mil pessoas. Foi um divisor de águas na carreira da banda: trouxe visibilidade com músicas tocando na rádio e participação em coletâneas. O Origin é tão raro (só foram produzidas 2.500 cópias) que hoje em dia é comum encontrar cópias falsas do disco, mas com uma semelhança incrível. As versões originais raramente aparecem à venda no eBay com um valor acima de US$300,00.

É perceptível a grande influência religiosa nas letras das músicas. Em Field of Innocence, o coral recita é “Iesu, Rex admirabili, et triumphator nobilis dulcedo ineffabilis, totus desiderabilis”, que significa “Ó Jesus, Rei admirável, nobre conquistador de doçura inefável, em quem todas as alegrias são encontradas”.

Estes versos são de Morning Hymn Aleluia, canção do filme Sound of Music. Há também uma faixa escondida no CD, trata-se de um erro de gravação de Anywhere. No final, David Hodges diz “You’re not saving that”, que significa “Vocês não estão gravando isso”. Após, Ben adiciona um outro trecho, no qual é dito “There’s a lot of prejudice against the undead”, que significa “Há muito preconceito contra os mortos-vivos”. Este excerto pertence ao filme My Boyfriend’s Back. É possível ouvir este erro se possuir o CD original e tocar ao contrário a música Origin. Há ainda excertos dos filmes Terror in the Haunted House na introdução e The Crow em Even in Death.

Dos outtakes do CD, Listen to the Rain seria a faixa 12. Foi feita pela Amy Lee e quem cantou foi o coral do colégio dela, do qual ela era presidente, Pulaski Academy. Outra é Catherine, música muito pouco conhecida, uma das raríssimas vezes que Amy e Ben escreveram juntos e que, de acordo com uma entrevista para a MTV, pretendia-se adicioná-la ao Origin. Demise era uma faixa à parte do Origin mas foi adicionada a Eternal, constituindo assim o seu terceiro segmento.

Quem fez a arte da capa foi Rocky Gray. Há um rosto sobreposto à Amy Lee, na esquerda, que se assemelha muito ao da capa do CD. Inscrições em latim também aparecem; é Romanos 6:4, Novo Testamento: “Consepulti enim sum us eum illo per baptismum in mortem ut quomodo surrexit Christus a mortuis per gloriam Patris ita et nos in novitate vitae ambulemus”, que significa “De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo ressuscitou dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida”. Isso tudo foi observado por uma fã, Michele Tyszler. Essas inscrições aparecem em inglês nos agradecimentos do CD Origin “Therefore we have been burled with Him through baptism into death, in order that as Christ was raised from the dead through the glory of the Father, so we too might walk in newness of life”. Além destes detalhes, também é possível perceber, com auxílio de um programa de edição de imagens, excertos soltos no verso do CD. O que se pode ler é “these years”, que significa “esses anos”. Trata- se de uma parte do poema que Ben escreveu para a música Field of Inocence.

Uma parte da estátua que foi capa do CD-R Evanescence EP, também aparece no encarte do CD Origin, desta vez no verso.

Há falhas no encarte do CD Origin: o nome de Rocky Gray, assim como no CD-R Evanescence EP aparece errado. Em vez de “Gray”, está escrito “Grey”. Além disso, duas letras possuem frases erradas: Where Will You Go (está escrito “there’s something wrong with everything you see” em vez do cantado “you play the role of all you long to be”) e Even in Death (está escrito “it leaves me to where you lay” em vez do cantado “it leads me to where you lay”).

Imagens

Esse manual foi construído pelo Evanescence Reference, grande enciclopédia construída pelos fãs da banda mundialmente. Confira agora a tradução do passo-a-passo! As imagens acima foram fornecidas pela própria Bigwig Enterprises; portanto, são as oficiais.

  • Arte do CD: CDs falsos tem logos em negrito ou distorcidos, enquanto que os autênticos tem linhas mais finas e bordas com efeito blur. Além disso, a arte do CD normalmente não é centralizada com perfeição.
  • A fonte usada no nome do CD: alguns lançamentos falsos não usam a fonte Trebuchet ou a quantidade de espaços certos entre as letras.
  • Os nomes de Rocky Gray e David Hodges: geralmente estão escritos diferentes do que na versão original.
  • Escritos no encarte: na versão original, eles têm uma borda preta bem fina.
  • A “faixa escondida”: quando apertamos rewind até -24 segundos, podemos ouvir o erro de gravação de Anywhere.
  • Anywhere: alguns lançamentos falsos encurtam a música, que tem oficialmente 6’03”.
  • Códigos internos: lembre-se sempre de que os primeiros e segundos códigos batches foram impressos no círculo interno do CD, não havendo nenhum outro código nem nada espelhado.
  • As cores da capa e do encarte: lançamento falsos geralmente puxam para o tom marrom/laranja ou para um vermelho não correto.
  • Os símbolos © e ? na parte de trás do encarte: nos CDs verdadeiros, não existem os símbolos de copyright, mas simplesmente um “C” e um “P” com semi-círculos ao redor.
  • Códigos IFPI/SID: os códigos IFPI são quase impossíveis de serem duplicados. Eles servem para identificar em que planta o CD foi manufaturado e onde foi replicado por último (isto é, produzido em larga escala). Os verdadeiros Origin possuem dois códigos SID diferentes (um no círculo interno de plástico e outro no círculo metálico interno). Para evitar os lançamentos falsos, esses códigos não foram distribuídos. Mas, se você estiver só com essa dúvida sobre o seu Origin, entre em contato com os administradores do Evanescence Reference.
  • Fonte de letra dos códigos IFPI/SID e batches: os números foram escritos com laser na fonte Linotype’s Facsimile™ font. É outro ponto de atenção.