Fallen é o primeiro álbum de estúdio do Evanescence lançado mundialmente.
Singles
Curiosidades
“Todos nós caímos, mas ao mesmo tempo não nos quebramos. Isto quer dizer que vamos nos levantar de novo”.
A história do Fallen começa há quase dez anos antes de seu lançamento. Duas das canções mais antigas do Evanescence estão neste álbum: My Immortal e Imaginary. Em 2002, a banda gravou as versões finais das músicas e pôde estrear duas delas no filme Daredevil. Foi devido ao sucesso do filme que Bring Me To Life acabou sendo escolhido como primeiro single – originalmente, a ideia era lançar Going Under.
Existem quatro versões mundiais do Fallen: lançamento em 2003 com 11 faixas; lançamento posterior em 2003 com 12 faixas (inclui versão da banda de My Immortal, sem modificações na listagem do encarte); lançamento comemorativo em 2013 em vinil roxo com 11 faixas; e lançamento em box de vinil em 2016 com 11 faixas.
Ao final de My Immortal, soam alguns bips que parecem ser código morse. Sobre isso, Ben Moody declarou no antigo FAQ (frequently asked questions) do site oficial do Evanescence: “Se alguém souber o que significa, nós adoraríamos saber também. Se trata na verdade de um modelo pronto do sintetizador do teclado que estávamos usando para o som dessa música. E se você mantém a tecla apertada por um tempo, vai diminuindo até esse som, que parece muito com código morse. A gente achou que soava bem legal, então deixamos. Então está lá por acidente, de verdade”. Este modelo também aparece em outras versões de My Immortal, em Breathe No More e na instrumental de Give Unto Me.
Quanto aos outtakes, foram consideradas para entrar no álbum as faixas Breathe No More, Farther Away e Missing, mas elas não se encaixaram devido à sua sonoridade. Foram lançadas em CDs singles posteriores ou como faixas bônus de versões japonesas do Fallen.
Em Whisper, o coral entoa as frases Servatis a periculum, servatis a maleficum que significam “Salve-nos do perigo, save-nos do mal”.
John LeCompt fez parte da composição de Taking Over Me. Rocky Gray fez parte da composição de Tourniquet, pois a primeira versão dessa música pertencia à sua banda, Soul Embraced, e se chamava My Tourniquet. Era com vocal masculino gutural.
O lançamento do single de Everybody’s Fool foi adiado devido à saída de Ben Moody, guitarrista fundador da banda, em 23/10/2003. Ainda sobre saídas, David Hodges saiu do Evanescence logo após as gravações terminarem e seguiu para atuar como músico cristão e produtor, onde trabalha com grandes nomes da música.